quarta-feira, 10 de junho de 2009

Desacordo Ortográfico?

Recentemente, li um artigo oriundo de um site português que falava sobre o ACORDO ORTOGRÁFICO e fiquei, sinceramente chateada. Em parte seu autor critica a "criatividade" brasileira, nos denominando, em outras palavras, de simplistas e destruidores da cultura letrada portuguesa!! Nas palavras do próprio autor:

"Na sua fabulosa criatividade, os brasileiros dão às palavras a sonoridade da fala, simplificam, adaptam, criam, inventam. Por vezes temos até dificuldade em compreender a forma de se exprimirem. [...] Escrever bem significava muito mais que juntar letras correctamente. Era retrato da nossa identidade, respeito pelos que nos precederam, era herança de gerações a preservar, para depois transmitir. [...] O chamado acordo permite-nos a tentação de pensar que escrever bem ou escrever mal deixou de ser uma questão de cultura, mas de número de pessoas. Se a maioria escrever mal, está a escrever bem por ser maioria e pode-deve impor-se às minorias para uniformizar uma língua comum. É o chamado nivelamento por baixo com abuso de poder."


Quem desejar ler o texto em questão na integra clique aqui. Então, resolvi escrever outro texto e publicar no mesmo site como comentário. Ele está transcrito a seguir:

Acordado Ortográfico

Você tem toda razão em descrever a criatividade brasileira como fabulosa. Nós brasileiros sabemos inovar e é devida a essa inovação que criamos uma literatura vasta e reconhecida mundialmente, uma música encantadora, em se tratando, principalmente, de nossa MPB, bem como diversas outras formas de manifestação artística brasileira.

Falando um pouco sobre língua, concordo também com um de seus leitores quando disse que nós falamos brasileiro! E com muito orgulho! As diversas influências por parte dos demais povos que por aqui passaram fizeram com que nosso idioma se tornasse tão único e diversificado. Nós também achamos por vezes difícil ‘compreender a forma de vocês se exprimirem’. Isso, no entanto, não nos torna rivais, antes diferentes.

Não foi o acordo que mudou as palavras. Tal acordo vem apenas ratificar algo que na fala já está consumado. E não há como impedir o curso natural da língua. Ela vai evoluir, variar e modificar-se, não para melhor ou pior, apenas ela evoluirá. A língua serve para seu objetivo que é comunicação, assim, se em determinada comunidade linguística estiver sendo utilizada de maneira diferente isso não a torna nem melhor nem pior, apenas diferente. Você já ouviu falar de uma área do conhecimento chamada Linguística? E a Sociolingüística? Deveria se inteirar mais de tais assuntos, para não continuar a propagar conceitos gratuitos e infundados.

Gostaria de compreender porque a maioria das pessoas tem feito tamanho exagero diante do acordo ortográfico. Como o nome já diz, é apenas um acordo e ortográfico. A língua Portuguesa, seja ela, a de Portugal ou a do Brasil, continuará a mesma! A prosódia, a fonética, a morfologia e a sintaxe permanecem inalteradas!

Além disso, a perda de um trema, de um hífen ou de um acento não fará com que passemos a escrever mal. Só unificará a grafia dos países membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), o que facilitará a circulação dos bens culturais produzidos em ambos os países. Talvez isso não importe muito para você, mas econômica e politicamente isto é bastante relevante!

Espero que acabemos logo com essa polêmica e que as pessoas aceitem de vez o inevitável.

Alessandra Costa (professora de português, brasileira)

3 comentários:

  1. Confesso, que fui averso à idéia das modificações geradas pelo acordo, mas após me inteirar no assunto, em grande parte devido ao material desse tão bem desenvolvido blog, aprendi a aceitar o "inevitável", a única questão que me deixa ainda em "xeque" é como isso vai influir no cotidiano, do nosso enorme número de analfabetos operacionais?, pois o que parece simplificar, para pessoas mais esclarecidas, pode ser um fator agravante, para quem já tem dificuldade natural em interpretar um texto.
    No mais, gostei de sua resposta ao individuo aparentemente, ríspido e preconceituoso.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Jonh, sua preocupação é realmente louvável, no entanto, o Acordo Ortográfico de nada pode influenciar no analfabetismo operacional ou funcional. Veja a minha outra postagem sobre o Acordo (http://educartransforma.blogspot.com/2009/05/acordo-ortografico.html), em parte ela mostra que a mudança afetará apenas 0,5% da grafia de algumas palavras da nossa língua. Ela influenciará a grafia, e, como sabes, o analfabetismo funcional não significa a dificuldade na decodificação, antes representa a dificuldade de interpretação algo que transcede a ortografia.

    ResponderExcluir
  3. agradeço, a devida explanação e estou indo ler no link referido, e comentarei no mesmo depois
    abraços

    ResponderExcluir