segunda-feira, 4 de maio de 2009

Discurso da Formatura

Em nome da Turma de Formandos da UNIFACS 2008.2 dou a todos as nossas boas vindas e nossos sinceros agradecimentos por terem nos honrado com sua presença. Obrigada!

Curso de Letras. Talvez a maioria de nós tenha sido questionada sobre porque escolheu fazer Letras. “Tantas áreas, mas logo Letras! Ser professor? Você é doido!” E nós respondemos: “Que médico, advogado ou engenheiro não teve um professor?”

Mais do que apenas aprender a gramática da língua, no Curso de Letras passamos a conviver com o mundo da linguagem, o principal instrumento de expressão do pensamento. É por meio da linguagem que a realidade se configura e se materializa. É por meio da linguagem que as relações sociais se estabelecem. Mais do que meros transmissores de regras gramaticais o professor de português ou de uma língua estrangeira deve ser facilitador e transmissor do conhecimento e da linguagem humana. Deve ensinar a pensar, a usar a linguagem como instrumento da educação e da luta pelo social. “O mundo da linguagem sem o mundo da prática é um mundo vazio”, já dizia Catedral. Jesus Cristo, o maior de todos os educadores da humanidade, contava ilustrações, parábolas e reunia multidões ao seu redor. Mais do que isso, ele usava a linguagem para o benefício de seus discípulos e vivia de acordo com seus ensinamentos, mudando a vida daqueles que o escutavam. Como educadores, nós temos o nobre dever de usar o mundo da linguagem em prol de nossos estudantes, ajudando-os a utilizar a linguagem como instrumento de luta social. Educar para transformar.

Esse é o papel o Educador do século XXI. Há quatro anos, talvez não nos déssemos conta da grande responsabilidade que nos aguardava. Estávamos iniciando uma nova jornada pelo “desconhecido universo acadêmico”. Nele, pessoas vindas de lugares diferentes e de formações diversas iriam se ver quase que diariamente e conviver por quatro anos! Podem ter surgido divergências, desacordos, mas no final, todos nós passamos a ser uma grande família. Cada um de nós passou a fazer parte da vida uns dos outros e cada um de nós deixou marcas e saudade na vida uns dos outros, outros mais, outros menos. Tudo isso contribuiu para a nossa formação e amadurecimento profissional.

Tenho plena certeza de que todos sentirão saudades dos momentos que passamos juntos, das festas de confraternização, dos estudos em grupo... Foi um grande prazer convivermos juntos, sentiremos muita saudade uns dos outros!

O término de nosso curso representa a conclusão de mais uma jornada. Alguns ainda estão a caminho, próximos da linha de chegada, assim como nós, não desistirão! Esse é o caso de nossa amada colega Consuelo Hermógenes, esposa e mãe dedicada, que adoeceu no último semestre de 2008. Ela nos deixou aflitos, poucos não foram os momentos em que oramos juntos em prol de sua recuperação. E graças a Deus, por ter ouvido nossas preces, ela se recuperou e pôde voltar ao convívio de sua família e cuidar de seu bebê, bem como estar presente aqui hoje! Nós nunca a esqueceremos! Você sempre será nossa querida Cônsul, exemplo de dedicação e superação!

Nossa formatura é também um momento de fazermos uma breve reflexão e agradecermos àqueles que contribuíram para que hoje estivéssemos aqui nessa solenidade. Gostaríamos de agradecer primeiramente ao Deus Todo Poderoso, por ter nos dado a vida e ter nos sustentado e nos dado sabedoria, proteção e orientação para trilharmos mais este caminho.

A nossos pais por terem cuidado de nós e nos terem ensinado não apenas por palavras, mas principalmente por suas ações o verdadeiro sentido do que significa ser Educador.

Aos nossos irmãos e irmãs por terem nos animado e dado força quando porventura pensamos em desistir.

Aos nossos tios e tias por serem “corujas” e terem apostado em nosso sucesso.

Aos nossos primos, primas e sobrinhos por terem nos dado consolo e alegria nos momentos difíceis.

Aos filhos por terem dado a suas mães e pais o incentivo e a esperança necessários para continuar.

A nossos amigos e namorados por terem abdicado algumas vezes de nossa companhia enquanto estudávamos para aquela prova final, e também, por terem nos forçado algumas vezes a parar de estudar um pouco dizendo “larga esse livro ou você vai ficar maluco!”, nos mostrando a importância de relaxar de vez em quando!

Agradecemos também a todos os professores, por terem nos doado um pouco de seu conhecimento, por terem incutido em nós o gosto pela leitura, pelos estudos, por terem nos ensinado por meio do seu exemplo! Agradecemos também pelas notas altas que aumentaram nossa auto-estima e pelas notas baixas também, porque nos mostraram que sempre podemos fazer mais e melhor, que podemos nos superar e alcançar a excelência.

Aos nossos colegas de trabalho que também nos apoiaram e algumas vezes nos substituíram para realizarmos o estágio supervisionado.

Foram quatro anos maravilhosos, alguns descobriram sua real vocação, a sala de aula, outros perceberam que não dão muito pra coisa, mas foram pegos pelo amor às letras. Foram quatro anos estressantes, mas após resumos, resenhas, fichamentos, artigos, seminários, mesas-redondas, bem como calmantes, desmaios (não é Elson!), provas finais... ufa! Finalmente, somos graduados em Letras com Inglês!

Nós sabemos da importância da Educação, do poder transformador que ela pode ter na vida das pessoas. É por isso que amamos a Educação e queremos fazer todo o esforço para contribuir e mudar a realidade dos nossos estudantes. Por isso, podem ter plena certeza, que todos nós, formandos de Letras da UNIFACS 2008.2 cumpriremos dignamente com a incumbência que nos foi dada. Seremos excelentes profissionais e buscaremos sempre a qualidade e a excelência! Parabéns a todos nós!!

2 comentários:

  1. Amei o seu texto. Realmente falas ao coração.
    Desejo-lhe todo sucesso do mundo!

    Claudio.

    ResponderExcluir
  2. Amei o discurso, é grande, mas eu li todinho!!
    Muito bom!! Beijão!!

    ResponderExcluir