terça-feira, 16 de março de 2010

Inclusão Social: Jornal Visual

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é desde 2002 a segunda língua oficial do nosso país. Língua esta que representa a cultura de cerca de cinco milhões de brasileiros surdos e deficientes auditivos. Muitos esforços tem sido feitos com o objetivo de incluí-los na sociedade e retirá-los do isolamento e do mundo do silêncio. Muitos progressos já se fizeram, no entanto, apesar disso muito ainda precisa ser feito. 

Uma das medidas tomadas foi a criação do Jornal Visual, transmitido pela TVE Brasil. Conforme noticiado no próprio site:

O Jornal Visual é o primeiro telejornal diário criado para levar informação à comunidade de deficientes auditivos, estimada em cinco milhões de brasileiros.
Reportagens sobre a inclusão do deficiente auditivo, assuntos de seu universo; notícias principais do Brasil e do Mundo traduzidos para a linguagem dos sinais.
Uma vez por semana, o programa produz uma entrevista feita pela jornalista Lavínia Ferraioulo com portadores de necessidades especiais ou com profissionais da área.
Assim, além de cumprir o papel de informar, o programa é hoje uma referência para a comunidade de deficientes auditivos.
Apresentação de Cláudia Jacob Belga e Maria Paula Cunha, intérpretes da Libras, Linguagem Brasileira de Sinais.

O programa é apresentado de segunda a sexta, às 12h25. Para mais informações, acesse o site do jornal: www.tvebrasil.com.br/jornalvisual


Nenhum comentário:

Postar um comentário