sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra


Todos mobilizados em prol do Negro! Nas ruas, praças, lugares em geral espalham-se cartazes, com fotos, textos, entre outros! Na TV, vemos reportagens e notícias que mostram a influência da cultura afro no Brasil. Esse é o dia do Negro...

Mas e nos outros 365 dias? O povo negro continua a ser humilhado, pisado e relegado a segundo plano. Nas vagas de emprego, já tão raras em nosso país, vemos muitos negros ocupando cargos de alta remuneração e com boas condições de trabalho, não é? Claro que não! São todos brancos! Não porque o Negro não tem capacidade, é uma questão histórico-cultural.

Desde os tempos do Brasil colônia, o negro foi arrancado de sua terra, transportado em condições subumanas e vendido como mercadoria, perdendo o mínino de humanidade. Alguém aí, ainda pensa que a Princesa Isabel foi uma boa senhora que libertou os escravos!? Ah... faça-me um favor!

Na verdade, assinar a lei Áurea ou não era uma questão econômica. Com o advento do capitalismo, eram necessários consumidores, e escravos não têm dinheiro para consumir. Mas ao invés de libertá-los e pagá-los pelo que eles já estavam acostumados a fazer em séculos de escravidão, gerando assim os “necessários consumidores”, nossa esclarecida elite resolveu trazer imigrantes de diversas partes do mundo para trabalhar nas lavouras, fazendo o trabalho dos anteriores escravos! Imaginem só! Trouxeram em 30 anos a mesma quantidade de trabalhadores que trouxeram em 3 séculos de escravidão!! Tudo isso porque os escravos não eram suficientemente bons para serem pagos pelo que faziam.

E o que aconteceu com todos aqueles escravos? Simplesmente foram abandonados, depois que se tornaram “propriedades inúteis”, foram descartados. Nenhum tipo de política pública foi criado para atender os negros! Nada de moradia, assistência médica, emprego ou educação. Simplesmente rua!

Como sobreviveram? É quase um milagre, seu sangue guerreiro não se deixa abater!! Mas apesar de tantos anos de história, de tantos séculos de crueldade e desrespeito aos direitos humanos, finalmente fomos reconhecidos! Você acha mesmo?! PIADA!!!

Um dia no calendário não limpa de nós toda a mágoa que causaram, não tira de nós todo o sofrimento pelo qual passamos!!! Dia da Consciência Negra é todo dia!! Dia do negro é todo dia! Como do branco, do amarelo, do vermelho...

O importante, não é ter um dia no calendário, é mostrar por meio de nossas atitudes e ações que reconhecemos o valor da contribuição negra na formação do povo brasileiro, em nossa língua, cultura, etc. O dia da Consciência Negra não é mero folclore! Ele só será válido se esse sistema hipócrita, injusto e perverso passar a considerar o negro como capaz. Passar a dar a ele o espaço que tanto merece! Dar-lhe a chance de provar o quanto é bom, assim como qualquer outro ser humano.


Alessandra Costa

Um comentário:

  1. Fatores Pragmáticos do texto: "Dia da consciência negra"

    Intencionalidade:
    O texto tem a intenção mostrar a verdadeira conciência que deve-se ter sobre os negros e que a sua etnia e cultura deve ser respeitada por todos, todos os dias.

    Informatividade:
    Ele demostra a verdadeira e atual situação dos afrodescendentes, a visão preconceituosa da sociedade sobre eles e os motivos históricos desta realidade.

    Situacionalidade: O texto é muito importante no contexto atual, já que o preconceito tem sido, de forma explícita e implícita, algo muito normal em nossa sociedade. Essa forma de ver o negro é antiquada e ridícula.

    Aceitabilidade:
    Entendi que o texto trata de uma alerta, com função informativa em defesa da população afrodescedente.


    Vinícius Pires (OFICINA):
    Professora, estou com um pouco de dificuldade em entender este assunto, então por favor, se o comentário que fiz acima não estiver correto me ajude. Muito obrigado (vinipires@hotmail.com.br)

    ResponderExcluir