domingo, 7 de março de 2010

Influência da mídia

Até que ponto a mídia influencia nossas crianças e adolescentes? Esse é um tema amplamente discutido entre pais, professores e pesquisadores em geral. Caso faça uma busca na internet com esse tema, verá que as opções são inúmeras. No entanto, a maioria dos textos se destinam aos adultos. Poucos textos são escritos para os grandes envolvidos  e, por isso, "deveriam ser" os mais interessados na questão. Pensando nisso e após observar o quanto meus educandos se interessam pela mídia e são influenciados por sua cultura, muitas ou a maioria das vezes, inútil, resolvi escrever um texto que unisse a informação e o alerta à uma mensagem simples e interessante para meu público. Segue o texto escrito com uma proposta de Redação. Espero que gostem e utilizem em suas aulas.

Proposta de Trabalho para aula de Redação para 5ª série (6º ano) do Ensino Fundamental II


Influência da mídia 1

Quantas horas por dia você fica em frente da televisão ou do computador? —2 Faça as contas. Agora pense: quantas horas você gasta fazendo a lição de casa ou lendo um bom livro? — Perceba que o tempo gasto com a mídia é muito maior que o tempo que você gasta enriquecendo-se culturalmente ou exercitando sua mente com coisas proveitosas.
Na aula anterior3, estudamos sobre os recursos que a mídia utiliza nos anúncios publicitários para seduzir os consumidores, você lembra quais são eles? — No entanto, mídia envolve muito mais do que os anúncios publicitários, mídia é o conjunto de todos os meios de comunicação utilizados para a divulgação de conteúdos de publicidade e de propaganda que incluem os anúncios, jornais, revistas, televisão, internet, etc.
Até que ponto a mídia influencia sua vida? Já aconteceu de querer comprar um brinquedo só porque você viu a propaganda na televisão? — Ou de ficar com vontade de comer numa loja como Mc Donalds logo depois de assistir um comercial na TV? — Pois é, a mídia tem grande influência na nossa vida. Ele pode nos fazer acreditar que se não tivermos tal produto jamais seremos felizes. Além disso, ela faz com que muitas adolescentes não aceitem seu próprio corpo e desejem ser como modelos famosas como a Gisele Bündchen, por exemplo. Isso causa além de problemas na autoestima, problemas de saúde tais como a bulimia e a anorexia, veja a seguir como uma pessoa anoréxica se vê:
 É assim que muitas meninas anoréxicas se veem, a maioria das vezes, por causa da influência negativa da mídia. Mas não é só isso. Além de influenciar o modo como os adolescentes veem o próprio corpo, e nos hábitos de consumo, elas também levam a comportamentos, muitas vezes, autodestrutivos.

Muitas emissoras de televisão mostram clipes com cantores de hap “cheios da grana”, rodeados de mulheres, fumando drogas e com uma vida promíscua. Muitos adolescentes acabam levando isso como modelo, envolvendo-se nas drogas e iniciando a vida sexual muito cedo. Em consequência disso, meninos se tornam pais, às vezes, na pré-adolescência, abandonam os estudos, arranjam empregos de baixa remuneração, acabem tendo mais filhos e poucos, quando se casam, têm um casamento duradouro. Além disso, pesquisas feitas em 1999 apontam que há uma gestante adolescente em cada cinco mulheres grávidas no Brasil. Essa estimativa com certeza já aumentou.
Até aqui, nós vimos o perigo de se expor com constância à mídia. Nem tudo o que ela apresenta é a verdade. Muitas vezes, trocamos programas realmente importantes como a leitura de um bom livro, a ida ao teatro ou a um museu e etc., por lixo cultural. Reflita sobre a sua própria vida e atitude: até que ponto estou permitindo que a mídia influencie minha vida?
Agora que você já discutiu com nossos colegas e com a professora é a sua vez de opinar. Escreva um texto dando sua opinião sobre a influência da mídia no comportamento e na atitude dos jovens: o que fazer para não se deixar levar por ela?

Instruções:

·   Seu texto deve ter no mínimo 15 linhas;
·   Deve ser entregue na folha de redação;
·   Não serão aceitas produções escritas a lápis;
·   Lembre-se de escrever sobre o tema proposto;
·   Atenção à acentuação, ortografia e concordância;
·   Siga a margem em ambos os lados e faça o adentramento do parágrafo;

 Escrever exige:

·   Planejamento: pense cuidadosamente no que vai escrever;
·   Revisão: releia o que você escreveu, observando se o texto tem sentido, se há sentenças incompletas, se faltam acentos ou se há palavras escritas de forma errada;
·   Reescrita: passe a limpo seu texto com cuidado, sem rasuras.


1. Atividade elaborada por Alessandra Costa, especialmente para esta série.
2. Os travessões indiam que o professor deve reclamar a opinião do educando.
3. A referida a aula anterior pode ser encontrada no formato de slides no próprio blog. Há um ícone de download entitulado 5ª série Anúncio públicitário no próprio blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário