quinta-feira, 29 de abril de 2010

Seminário de Educação Saraiva Atual

Com o objetivo de melhorar a educação pública brasileira, a Editora Saraiva promove periodicamente Seminários de Educação. Aqui em Salvador, ocorrerá um desses Seminários no dia11 de maio no Fiesta Bahia Hotel. A inscrição deve ser feita pelo e-mail eventosba@editora saraiva.com.br ou pelo telefone: (71) 33815854. Confira detalhes clicando aqui.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Curso Pré-Vestibular Gratuito Oficina de Cidadania

O Curso Pré-Vestibular Gratuito da ONG Oficina de Cidadania, fundado no ano 1999, tem contribuído ao longo destes 11 anos, com o aprimoramento dos estudos de mais de 1.500 jovens, resultando na média de 70% de aprovação de estudantes em diversos concursos vestibulares da Bahia, sendo mantido sob a responsabilidade dos professores voluntários da ONG. As aulas acontecem na sede do IGEO - UFBA - Ondina.

São oferecidas 150 vagas voltadas para pessoas de todas as idades. 

Pré-requisito: os inscritos devem ter cursado ininterruptamente da 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio em Escolas da Rede Pública. É vedada a participação dos alunos matriculados em curso de ensino superior ou que já o tenha concluído. Ou aqueles que já tenham cursado o Pré-Vestibular da ONG em 2009.

Toda a arrecadação das inscrições será revertida para a manutenção das aulas do Curso Pré-Vestibular durante o ano. O curso não cobra taxa de mensalidade aos alunos matriculados.  

 Período de Inscrição: De 24 de Março a 30 de Abril de 2010
 Valor da Inscrição:R$ 30.00




quarta-feira, 21 de abril de 2010

X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática

Tema: Educação Matemática, Cultura e Diversidade

As atividades do X ENEM serão realizadas no Centro de Convenções da Bahia e na Universidade Católica do Salvador (Campus de Pituaçu) nos dias 7 a 9 de julho.

Mais informações sobre inscrição, programação, etc. clique aqui.

FORTALECIMENTO DAS PESQUISAS

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por intermédio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG), abriu seleção para 296 bolsas de Iniciação Científica (IC).  Os bolsistas, que podem ser estudantes da universidade ou de outras instituições de ensino superior (apenas para programas Pibic), vão atuar em projetos de pesquisa coordenados e orientados por docentes da UNEB nos 29 departamentos dos 24 campi.
Até o dia 30 de abril, os professores da universidade podem inscrever os projetos de pesquisa enviando o formulário preenchido para o e-mail editalicuneb@yahoo.com.br, constando, entre outras informações, os dados referentes aos estudantes candidatos às bolsas.
Os demais documentos, especificados no edital do processo seletivo, devem ser entregues no Nupe ou na direção do departamento.
O resultado da seleção será divulgado no dia 5 de junho, no site da PPG. A vigência das bolsas tem início no dia 1° de agosto deste ano, com duração de 12 meses.
Informações: PPG/Campus I - Tel.: (71) 3117-2415  end_of_the_skype_highlighting

Fonte: http://www.uneb.br/exibe_noticia.jsp?pubid=4635

sábado, 17 de abril de 2010

TV UFBA

A Universidade Federal da Bahia disponiliza uma série de produtos audiovisuais com temática diversa e informativa, objetivando aumentar o interesse e o conhecimento da comunidade acadêmica e do público em geral sobre a cultura brasileira. Este acervo encontra-se disponível no site www.tv.ufba.br

Os filmes podem ser baixados e salvos no computador. Alguns filmes são direcionados para a comunidade acadêmica, pois tratam de Aulas inaugurais dos cursos de graduação, outros, porém, tratam de entrevistas com personalidades importantes do universo acadêmico como uma entrevista realizada com  Marilena Chauí  e Angela Davis. Vale a pena conferir e se inteirar mais da produçaõ cultural brasileira. 

Uma sugestão de exibição é o vídeo que trata sobre Estética Negra. Ela é um dos elementos relevantes para afirmação de qualquer identidade. Esta reportagem investiga a forma de se vestir, arrumar o cabelo, dançar e produzir arte na cultura negra. 
 

Evento na Reitoria Discute a Transformação do CEAO em Unidade Universitária

No próximo dia 20 de abril, às 14 horas, na Sala dos Conselhos, Palácio da Reitoria, ocorrerá o evento de lançamento do projeto de criação de uma nova unidade de ensino na Universidade Federal da Bahia, de caráter multidisciplinar, voltada para os estudos africanos, afro-brasileiros e orientais. Esta iniciativa surgiu a partir das experiências acumuladas ao longo dos cinqüenta anos de funcionamento do Centro de Estudos Afro-Orientais como órgão suplementar, vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e levando em conta o contexto atual marcado pelo crescimento da UFBa, que se traduz no aumento do número de matrículas, no surgimento de novos componentes curriculares, de novos cursos de graduação e pós-graduação e de novas unidades de ensino. 

O objetivo principal do evento é propiciar a participação da comunidade universitária da UFBa, bem como de outras instituições parceiras do CEAO e da sociedade em geral, nas discussões sobre o projeto de criação desta nova unidade de ensino incorporando as sugestões e reflexões dos presentes. 
CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais

Pç. Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho - CEP 40025-010. Salvador - Bahia - Brasil Tel (0xx71) 3322-6742 / Fax (0xx71) 3322-8070 - E-mail: ceao@ufba.br - Site: www.ceao.ufba.br

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Alunos carentes brasileiros ganharão bolsas no exterior

A partir do primeiro semestre de 2011, o Programa Universidade para Todos (ProUni) vai oferecer vagas em instituições estrangeiras para alunos brasileiros carentes e com alto desempenho escolar. A Portaria nº 381, que cria o módulo internacional do ProUni, está publicada na edição desta terça-feira, 30, no Diário Oficial da União. Os estudantes selecionados para os cursos de graduação terão benefícios como isenção de taxas, passagens aéreas ida e volta para o Brasil, seguro saúde e bolsas para as despesas com mensalidade e alimentação.

O Ministério da Educação e a instituição estrangeira vão definir os mecanismos de concessão de bolsas de estudo, os critérios específicos a serem preenchidos e demais benefícios até a conclusão do curso de graduação. Há várias universidades, tanto nos Estados Unidos e Europa, interessadas no ProUni Internacional. “É um grande programa de inclusão de estudantes brasileiros pobres no ensino terciário, o primeiro no Brasil por iniciativa governamental”, explica Leonardo Barchini, assessor para Assuntos Internacionais no MEC.

As negociações com as universidades estrangeiras interessadas serão individualizadas. “Temos de saber o que a instituição vai oferecer e o que o MEC, por meio da Capes (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) terá de complementar para arcar com as despesas da graduação dos estudantes brasileiros”, ressalta Barchini. Em contrapartida, as universidades brasileiras também poderão receber estudantes estrangeiros.

A Universidade de Salamanca, na Espanha, é a primeira a participar do ProUni Internacional. Serão oferecidas 40 vagas, ao longo de quatro anos, para os alunos brasileiros carentes que tiverem as melhores notas nas provas do Enem. No final de abril, os 10 primeiros estudantes brasileiros beneficiados pelo programa embarcam para a Espanha. Ainda no Brasil, eles já iniciaram com professora da Universidade de Salamanca um curso para aprender a língua espanhola.

Assessoria de Comunicação Social

Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15260