terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Tirinhas sobre o Acordo Ortográfico 01

A partir desta semana, vocês conferirão tirinhas comentadas de Orlandeli que tratam do Acordo Ortográfico que entrou em vigor em 2009. Após cada tirinha, haverá um comentário que explicará os fenomênos linguísticos tratados na tira.


A linguagem da internet, conhecida por alguns como internetês, surgiu a partir da necessidade de conseguir rapidez e concisão na comunicação virtual. Ela utiliza a linguagem verbal — resultado da abreviação de palavras como em foto > ft; da redução da palavra em suas consoantes principais beleza > blz; bem como da utilização de sigla como em FDS = final de semana — apesar de esta não estar de acordo com a gramática normativa já que em siglas não se abreviam preposições. O mais interessante é que a abreviação existia desde o Brasil Colônia, era praticada devido à dificuldade de adquirir materiais para a escrita, bem como do alto preço de impressão hoje ela perdura, porém como outro objetivo, conforme citado na Revista Conhecimento Prático Língua Portuguesa Edição 17 – 2009


“podemos entender essa prática como uma forma que os internautas encontram de garantir uma comunicação mais rápida para poderem se comunicar com várias pessoas ao mesmo tempo”.


Além da abreviação e do uso da sigla, a linguagem da internet utiliza a linguagem não verbal ou iconográfica, são os chamados emotions, formado pelo inglês dos softwares e manuais, por abreviações e símbolos. Ele representa as emoções e sensações do internauta, além de representar ações e dar vida à mensagem escrita por meio de cores, formatos e fontes diversas.

Muitos pais e professores demonstram-se preocupados com o uso do internetês, temem que a falta de acentos e a grafia abreviada prejudique a escrita das futuras gerações. Isso não acontecerá se os usuários da internet perceberem a necessidade de usar a linguagem na perspectiva da adequação, o internetês não é proibido, mas deve ser usado no meio adequado, que é a internet, e nunca na formal, em provas, tarefas escolares e trabalhos” explica Lucy Wenzel, coordenadora pedagógica do ensino fundamental do Humboldt. Assim, cabe aos pais e professores atentar para a linguagem utilizada por seus filhos e estudantes para ajudá-los a adequá-la ao contexto comunicativo.


Para saber mais:


A revolução do Internetês.

Abrev. é preciso.


Ok, spero q tenha gostado do post! Qq dúvida, manda msg q eu explico melhor! Bjs

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